Acesso à informação – Fibratec – A marca da Piscina

Acesso à informação

 
Informação é a melhor ferramenta.
Em meio a este cenário de pandemia e crise na economia, procuramos concentrar as principais informações referentes ao segmento de piscinas.
 
 
1O que é coronavírus? (COVID-19)
Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada COVID-19. Como nunca tivemos contato com o vírus antes, não temos imunidade.Ela causa uma infecção pulmonar. Nos casos mais leves, porém, parece um resfriado comum ou uma gripe leve.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

2O que você precisa saber e fazer para prevenir o contágio do coronavírus
Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.

Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.

Evite aglomerações se estiver doente.

Mantenha os ambientes bem ventilados.

Não compartilhe objetos pessoais.

3Como o coronavírus é transmitido?
A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:

- O toque do aperto de mão é a principal forma de contágio

- Gotículas de saliva

- Espirro

- Tosse

- Catarro

- Objetos ou superfícies contaminadas como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos e teclados de computador etc.

4Quais são os sintomas do coronavírus?
Os sintomas mais comuns são:

Febre E

Tosse OU

Dificuldade para respirar

Entre outros sintomas gripais

Se aparecerem os sintomas ligue para 136 ou procure um posto de saúde.

5Como se proteger do coronavírus
Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão ou então higienize com álcool em gel 70%.

Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.

Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.

Mantenha uma distância mínima cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.

Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote uma onda amigável sem contato físico, mas sempre com sorriso no rosto.

Higienize com frequência o celular e brinquedos das crianças.

Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

Evite aglomerações e mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.

Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente, idosos e doentes crônicos e fique em casa até melhorar.

Durma bem, tenha uma alimentação saudável e faça atividade física.

6Cards para Instagram prevenção coronavírus
8Perguntas frequentes sobre a COVID19
Esclarecimento da ANAPP às Empresas e Profissionais do Setor de Piscinas

Doença respiratória COVID - 19, provocada pelo novo coronavírus.

Sobre a COVID-19, a Revista ANAPP entrevistou na data de 05 de março o Dr. Marcos Antonio Cyrillo, Diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia e Médico Infectologista do Hospital IGESP.

1 - Frequentar piscinas neste momento em que se propaga o coronavírus, torna-se muito mais alto o risco de contaminação em piscinas ou, na verdade, apenas devem ser intensificados os cuidados sanitários já praticados pelos parques aquáticos, academias de natação, clubes, hotéis e condomínio com piscina?

Dr. Marcos A. Cyrillo: Os cuidados praticados atualmente são adequados na prevenção do coronavírus, e sabemos da possibilidade de ele ter transmissão por fezes.

2 – Quais as recomendações para as pessoas / banhistas que frequentam piscinas?

Dr. Marcos A. Cyrillo: As pessoas devem avaliar as condições de higiene dos locais e adotar medidas de proteção, não frequentando as piscinas caso apresentem doenças respiratórias, gastrointestinais ou de pele. Devem adotar bons hábitos de higiene, utilizar a etiqueta da tosse, levar uma vida saudável para manter a imunidade (alimentação adequada, não fumar, dormir adequadamente, beber água regularmente, não ingerir álcool em excesso).

3 – Quais as recomendações para clubes, parques aquáticos, academias de natação, clubes, hotéis e condomínios com piscina?

Dr. Marcos A. Cyrillo: Os clubes devem realizar exames médicos periódicos, pessoas com sintomas respiratórios ou lesões de pele devem ser orientadas a procurar atendimento médico antes de frequentar as piscinas, o controle da água e da cloração devem ser realizados de acordo com a legislação e os textos técnicos das empresas do ramo. Essas regras devem ser aplicadas a todos os locais que têm piscina, independente da sua característica.

4 – Uma piscina com água tratada adequadamente, com concentração de residual de cloro entre 1 e 3 ppm, pode ser considerada imune ao coronavírus?

Dr. Marcos A. Cyrillo: Sim, pois o coronavirús, é um vírus envelopado, não sendo resistente aos desinfetantes clorados, desta forma a utilização correta destes compostos eliminará o coronavirús do meio ambiente.

Ressaltamos a importância do acompanhamento diário das recomendações do Ministério da Saúde e de medidas determinadas para sua cidade.

9ANAPP pleiteia junto ao governo regime de exceção às lojas de produtos de piscinas
A ANAPP informa que os produtos clorados são eficazes no combate e eliminação do CORONAVÍRUS e, também, contra enfermidades que podem ser contraídas nas piscinas, como a DENGUE.

Em razão disso, a Associação está pleiteando aos Municípios e Governos Estaduais regime de exceção às lojas de produtos de piscinas, para que funcionem nas mesmas condições especiais como farmácias, padarias e supermercados, de forma a garantir que não haja desabastecimento de cloro e produtos sanitizantes auxiliares para e estabelecimentos com piscinas e condomínios, o que poderá, se negligenciados tratamento e limpeza, motivar doenças que concorrerão nos hospitais com a COVID19.

Assim, cientes da determinação do “Estado de Emergência” em várias cidades, ressaltamos ser condição primordial que as piscinas sejam mantidas limpas e tratadas permanentemente, a fim de que não se agravem os riscos à saúde da população, uma vez que, diante do isolamento social recomendado, as piscinas passaram a ser a principal atração nos domicílios, com regras conscientes e responsáveis.

10Mantenha sua piscina limpa e tratada
Durante a quarentena de isolamento social devido ao Novo Coronavirus, não esqueça de cuidar e manter sua piscina limpa e tratada. Evite a proliferação da Dengue.

É da responsabilidade de todos a execução de medidas de prevenção contra a proliferação do mosquito transmissor. Isso inclui cuidados que visam a proliferação da dengue na piscina, independentemente do modelo que enfeite a área de lazer e da temperatura da estação do ano.

Alerta

Água parada e sem tratamento é o habitat favorito do Aedes Aegypti, o mosquito responsável por transmitir não somente a dengue, mas também outras doenças, como febre amarela, chickungunya e zika. A dengue na piscina pode se tornar um problema de elevadas proporções. Especialmente, porque o mosquito é resistente até mesmo em condições adversas.

Ciclo

Engana-se quem enxerga um desafio somente o combate ao mosquito transmissor. Após depositados os ovos, os embriões podem sobreviver (mesmo em áreas secas) por até dois anos. Isso significa que, mesmo com as ações para espantar o mosquito da dengue na piscina, um novo ciclo de vida pode se iniciar, exigindo um esforço contínuo para combatê-lo.

Para tanto, convém a compreensão do ciclo de vida do Aedes Aegypti. Por meio da água parada, ou não tratada, as larvas se desenvolvem em até três dias. Além disso, o mosquito cresce entre cinco e sete dias após o nascimento, alimentando-se de resíduos orgânicos. Aliás, o mosquito tem predileção por depositar os ovos nas bordas da piscina. Portanto, não basta cuidar do local só com os produtos básicos e fundamentais de limpeza, como o cloro.

Os meios de combate

Uma vez que a rotina de limpeza da piscina deve ser mantida com regularidade, muito disso já permite uma facilidade maior para espantar esses inquilinos indesejáveis da sua área de lazer. Os esforços devem ser diversificados para garantir que o mosquito não deposite ovos e, tampouco, se multiplique. Confira algumas das medidas mais eficazes:

Limpe a borda da piscina e também as suas paredes com uma bucha ou um acessório específico para essa tarefa.

A filtragem diária é fundamental no combate à dengue na piscina.

A capa de proteçãoajuda, mas não é eficiente por si só.

Mantenha a área de lazer limpa e organizada, livre de focos de acúmulo de água parada, como pneus, latas, vasos e baldes, entre outros.

Mantenha o nível de cloro livre entre 2 e 3 ppm.

Todo tipo de resíduo orgânico deve ser também removido da superfície da água, já que ela é a fonte de nutrição e desenvolvimento do mosquito.

Portanto, a maneira mais eficiente de evitar a proliferação de dengue na piscina é a partir de uma rotina eficiente de limpeza e manutenção do local. Dessa forma, sua área de lazer permanece não apenas atrativa e convidativa a longos banhos, mas também segura e protegida para crianças e adultos.

11Dengue também é preocupação
Associação defende abertura do comércio, etiqueta social e hábitos de higiene. A ANAPP – Associação Nacional de Empresas e Profissionais de Piscinas manifesta sua opinião em defesa da liberação para abertura imediata do comércio do setor em todo o Brasil.

A atividade é diretamente ligada à higiene e saúde e abastece o mercado com equipamentos e produtos clorados, bem como sanitizantes auxiliares produzidos e comercializados pelas empresas do segmento, fundamentais aos profissionais tratadores e proprietários de piscinas para a devida limpeza física e química da água da piscina e seu entorno, que evita a proliferação da Dengue e de outras enfermidades, cabendo considerar ainda que o cloro combate e elimina o Novo Coronavírus.

 
Fontes: Ministério da Saúde e ANAPP
العربيةEnglishPortuguêsEspañol